Leisa Costa

Sejam bem-vindos!
Neste blog compartilho experiências da minha prática como professora de educação infantil e pedagoga.

Temas como uso das TICs na prática pedagógica e inclusão são os que procuro compartilhar.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Trabalhando com projetos

PROJETOS – desafios em nossa prática pedagógica



Todos nós conhecemos a importância dos chamados projetos em nossas vidas.

Para falarmos a verdade, em nosso dia-a-dia, nunca paramos de planejar. A maioria das decisões que tomamos não é imediata, mas passa por um processo mental de avaliação de alternativas e escolha de opções.

Quando nos deparamos com algum desejo ou desafio, decidimos por antecipação o que queremos fazer, e também como e quando fazer, quanto ou o que será necessário para que alcancemos o nosso objetivo.

Um projeto é então uma atividade que organizamos para alcançarmos um fim. No nosso fazer pedagógico os projetos surgem como uma forma de dinamizarmos nossas aulas, fazendo com que o processo de aprendizagem tenha um maior significado para os nossos alunos. É necessário fazer um diagnóstico. Uma vez conhecendo nossos alunos, precisamos despertar neles o interesse pelo saber e isto só vem com a liberdade para interagir, para desenvolver e expressar suas opiniões. É sentindo-se parte do processo que ele se sentirá estimulado e construirá seu conhecimento.

Um projeto então deve ser feito quando existe uma necessidade de solucionar algo. Em nosso dia-a-dia temos a necessidade de estimular nossos alunos. Tantos vem para a escola já com muitos problemas e até mesmo “desenganados” por uma sociedade que exclui e que oferece tão poucas oportunidades. É um desafio para nós educadores tentarmos mudar esse quadro. Como podemos contribuir para que essas crianças e jovens que passam pela nossa sala de aula, pela nossa escola a cada dia sejam beneficiadas e tenham prazer em aprender. Precisamos instigá-las a buscar, a desejar o conhecimento. É como nos diz Freinet: é necessário “fazer o cavalo sentir sede” (FREINET, 1996). Sem sede não desejamos beber água.

Isto nos faz despertar para outro ponto. Não adiantará trazermos tudo pronto para os nossos alunos, achando que estamos lhe dando, transmitindo algo, como se tivéssemos esse poder. Precisamos ter sempre em mente que o conhecimento é construído, que nós não o transmitimos, e que essa construção só se dará com significado para os envolvidos no processo. Assim, a participação de todos os alunos é necessária na construção de um projeto pedagógico. O aluno só se sentirá instigado a aprender se sentir-se envolvido no processo ensino-aprendizagem. Ele precisa ver-se como parte do projeto a ser trabalhado, participando de todas as etapas de sua elaboração. Mesmo que nem todos participem da execução de todas as etapas, é necessário que participem de toda a elaboração.

Um projeto se faz com clareza do que se quer alcançar, por esse motivo deve ter descritas as formas de se alcançar o objetivo, o tempo previsto para a realização das etapas, que devem também estar bem definidas e como serão coordenadas as atividades.

Um projeto deve conter as expectativas do grupo, um objetivo claro para que não se perca. Em seu planejamento deve estar delimitado e descrito o que será necessário para sua execução, sem interrupções. O trabalho deve ser dividido em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase à outra.

Trabalhar com projetos dá unidade ao trabalho, desenvolve a autonomia e a responsabilidade dos alunos e dá um novo significado ao que se aprende. Em outras palavras, nesse sentido professor e aluno não estão apenas reproduzindo práticas, mas atuando como sujeitos no processo ensino-aprendizagem.


Para mim, com certeza, os projetos são desafios. Quando observo meus alunos, alguns tão pequenos e já marcados por tantos problemas, que chegam à escola desejando algo novo e prazeroso. Como motivá-los? Em alguns momentos bate aquele desânimo e parece não ser possível, mas aí vem o novo, que parte deles mesmos. Sempre um novo desafio!

O mais interessante é perder aquela ilusão de transmitir alguma coisa. Aí é que as trocas acontecem e eu novamente me vejo aprendendo com eles. Me supero a cada dia e os vejo superando tantas barreiras!



Os projetos nesse contexto, são muito mais que projetos de aula, para mostrar os trabalhos a quem quer que seja, mas são projetos de vida. Conhecimentos que são construídos, talentos que são descobertos, laços que são criados.

Desejo ter sempre essa novidade que o trabalho com projetos proporciona. A fuga da rotina, o prazer de trabalhar em grupo, de aprender com o outro fazem com que o nosso trabalho seja gratificante.

Leisa Costa Leitura complementar:

FREINET, Celestin. Pedagogia do Bom Senso. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996